segunda-feira, 13 de abril de 2015

O DIREITO DE SONHAR NÃO MORRE


O escritor uruguaio Eduardo Hughes Galeano faleceu hoje. De imediato, surge a reflexão: tem tanta tranqueira para morrer e perdemos pessoas como Galeano...Como explicar?

Se há resposta ou não, se há explicação ou não, se é possível definir a morte ou não são dúvidas que ficam, mas diante deste triste fato algumas certezas se apresentam.

Eduardo apontou sérias e profundas reflexões do que é e do que pode vir a ser a existência humana, com especiais momentos focados nas Veias da América Latina (obra de 1971 necessária para o entendimento da história da humanidade).

Pensador convicto de que a aventura da compreensão da verdade está em alto mar e não no porto seguro, e que diante das alterações das marés precisamos estar prontos para a mudança por nos considerarmos seres ainda não terminados, apenas malfeitos.

Que o seu manifesto ao sonho, expresso no vídeo abaixo, frutifique para muito além do senso comum fazendo com que possamos aprender que não podemos aceitar imposições de uma sociedade mercantilizada e coisificada que transforma tudo em regra, medida, valor, produto, opressão e disputa. 

O sonho é o início do possível! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário